VOD e IPTV Com Lentidão: Conheça o Traffic Shaping


Estava lá eu, procurando um Filme pra assistir com a minha Internet super-hiper-ultra-mega-power rápida de 12 Mbps e eis que aparece um Filme lançamento no VOD da Globalsat

Tudo muito bem, muito legal, quando você percebe que sua maravilhosa internet fora do comum está fazendo o streaming  do tal filme com tamanha lentidão. E uma lentidão “constante”, onde não passa daquela determinada velocidade. Suspeitando de falhas, logo fiz um teste de velocidade e estava tudo normal. Liguei para o meu ISP (Internet Service Provider, o provedor da banda larga). Sem nenhum problema detectado entre mim e a rede deles.

Pois bem, esse é um problema enfrentado por muitos usuários e é conhecido popularmente como Traffic Shaping. O Traffic Shaping é um termo em inglês que é utilizado para definir a prática de priorização do tráfego de dados, através do condicionamento do débito de redes, a fim de otimizar o uso da largura de banda disponível para todos.

Pensando nisso, eles limitam a velocidade de determinados protocolos, que exigem mais banda, como streamings (YouTube e similares), torrent e P2P em geral.

O Traffic Shaping acontece por meio do bloqueio de determinadas portas. Os provedores, tendo noção disso, limitam a velocidade dessas portas, prejudicando a velocidade do download.

O site measurementlab.net (em inglês) permite que você teste as limitações da sua conexão. Há também este site (também em inglês), que permite que você escolha rapidamente qual protocolo você deseja testar e ter o resultado logo.

Resultados
Passado o tempo de análise, os resultados são exibidos em sua tela. Interpretá-los não é difícil, pois eles indicam ou que há ou que não há otraffic shaping .
Quando não há nenhum problema, você lê as seguintes mensagens: “There is no indication that your ISP rate limits your uploads” (Não há indícios de que sua operadora limite os seus uploads) e “There is no indication that your ISP rate limits your downloads” (Não há indícios de que sua operadora limite os seus downloads).

Por outro lado, quando há um problema, a frase é diferente. Ela é escrita em vermelho para indicar algo errado e diz o seguinte: “Your ISP appears to rate limit your uploads” (Sua operadora parece limitar os seus uploads).

Considerações finais
Se você identificar problemas com a sua conexão, o mais adequado é procurar medidas legais para contornar a situação. Em um primeiro momento, entre em contato com a sua operadora, solicite uma cópia do contrato firmado entre você e ela na hora da assinatura do plano e, caso isso não seja o suficiente, entre em contato com a Anatel e solicite informações sobre como proceder.


FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO 
FACEBOOK! 




Nenhum comentário

Direitos reservados ao AZ Maniac. Tecnologia do Blogger.